terça-feira, 3 de junho de 2008

Sistema Operacional Linux


Novidades. A Escola recebeu 10 computadores com o novo sistema operacional - Linux. Mas o que é o Linux??? Para responder a essa pergunta, disponibilizaremos um artigo do site http://olinux.uol.com.br/artigos/248/1.html




"A História

Pergunta : O que é Linux?

Resposta: Linux é um sistema operacional distribuído gratuitamente, ponto.

Pergunta: E o que é um sistema operacional?

Obs.: aqui faremos uma descrição histórica (bonita e heróica) e técnica do sistema (se quiser gastar alguns minutinhos).

Resposta: Um sistema operacional é quem coloca o computador funcionando realmente. Ele traduz tudo que o usuário quer para que o hardware (máquina) entenda. Na verdade, a máquina só sabe lidar com sinais elétricos, não passa corrente, passa corrente, podemos fazer uma analogia com números (binários, 0's e 1's) e o sistema operacional faz do poder da máquina em manipular esse números, de calcular coisas extremamente rápidas, todo avanço da computação.

Simplificando:

Repare que nós (usuários) não temos acesso diretamente à máquina, quem faz o papel de intermediário é o Sistema Operacional.

Pergunta: De onde surgiu esse nome, Linux?

Resposta: Linus + Unix.

Pergunta: Quem é Linus?

Resposta: Linus Torvalds, criador do embrião do Linux e uma das figuras mais importantes em termos de criação e convergência dos esforços do sistema, falaremos muito dele a seguir, fique calmo. :)

Pergunta: Quem é Unix?

Resposta: A pergunta não seria quem é UNIX e sim "O que é?". Vamos por partes, é uma história e tanto.

(Pule esta parte se você não gosta de histórias heróicas. Mas saiba que história também é importante)

A origem do Unix tem ligação com o Sistema Operacional Multics, projetado em meados de 60. Tal projeto era realizado pelo Massachusets Institute of Technology (MIT), pela General Eletric (GE), pelos Laboratórios Bell (Bell Labs) e American Telephone and Telegraph (AT&T). A idéia era que o Multics tivesse características de tempo compartilhado, sendo o sistema mais arrojado da época. Em 1969, já existia uma versão primitiva de tal sistema rodando em um computador GE645.

Tempo compartilhado = vários usuários compartilhando os recursos de uma mesma máquina. Antigamente, o que existia eram vários terminais (chamados de burros) que faziam acesso à máquinas poderosas que prestavam serviços a este, havia uma grande centralização de operações.

Ken Thompson era um pesquisador do Multics e trabalhava na Bell Labs. Mesmo quando tal empresa resolveu retirar-se do projeto, ele continuou seus estudos no novo sistema operacional, agora não mais no sistema original com sua plenitude, mas sim em criar algo menor que conservasse as idéias básicas com envergadura proporcinal à sua empresa. Começa-se a saga do mundo UNIX. Quem o batizou foi Brian Kernighan, também pesquisador da Bell Labs. O sistema saiu com a idéia inicial de proporcionar um ambiente unificado de programação e desenvolvimento.

Em 1973, Dennis Ritchie, outro pesquisador da Bell Labs, reescreveu todo sistema para uma linguagem de alto nível, chamada C (desenvolvida por ele), para um PDP-11 (microcomputador mais popular na época). Tal situação de ter um sistema escrito em linguagem de alto nível foi ímpar e pode ter sido um dos motivos da aceitação do sistema por parte dos usuários externos a Bell.

No período de 1977 a 1981, a AT&T mexeu no sistema, fazendo algumas modificações particulares e lançou o System III. Em 1983, após diversas modificações, novidades e otimizações do sistema, foi lançado o famoso UNIX System V, comercial.

Hoje, tal sistema é padrão internacional no mercado UNIX, sendo comercializado por diversas empresas de grande porte que necessitam de tudo que um sistema operacional robusto pode oferecer.

O Unix é comercializado por diversas empresas de renome internacional, tais como IBM, AT&T, Hewlett-Packard, DEC, Data General, Cray Research, Philips, Sun, Olivetti etc. Ele é o sistema operacional com mais longevidade de todo o mundo da computação e até hoje é o sistema operacional para quem precisa de trabalho pesado. Não pergunte por que não utilizamos, é simples, basicamente porque ele é comercial e custa algumas dezenas de milhares de dólares e é fechado, nao permitindo sua customização. Logo, quem paga por um sistema deste é somente quem realmente precisa, pode pagar e não o customizará."

Quer conhecer um pouco mais? Acessem: http://olinux.uol.com.br/artigos/248/4.html




Nenhum comentário: